Reflexologia Podal é uma prática de terapêutica alternativa que consiste na aplicação de estimulos nos pontos nervosos dos pés de forma a produzir em efeito terapeutico nas parte do corpo representadas nos pés. A pressão é aplicada com o polegar ou apalpadores de especificos em cada órgão ou parte do corpo está representado ou refletido nas plantas ddos pés, e que exercer pressão nestes locais provoca alterações físicas e emocionais no resto do corpo.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Segundo alguns pesquisadores a reflexologia surgiu no Egito com base no pictograma que foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara.
Através deste documento (pictograma) encontrados no Egito, sabe-se que os egípcios antigos utilizavam técnicas de massagem nos pés para recuperar a saúde das pessoas, assim como os índios americanos e outros povos se utilizavam dessa técnica com fins terapêuticos. De qualquer modo, em um ponto há unanimidade, o fato de que as origens da reflexologia remontam à Antigüidade.
Desenho encontrado na escavação, em um túmulo de um médico egípcio, com data de 2330 a.C.
Ele mostra quatro pessoas, uma delas recebendo o tratamento no pé e a outra recebendo o tratamento na mão.
Acredita-se que esta técnica tenha sido compreendida mais tarde pelos budistas indianos, que teriam levado esse conhecimento para a China.
Na china, a técnica milenar é aplicada até os dias de hoje. Foram os chineses os mais interessados em desenvolvê-la. Escrituras antigas de origem chinesa detalhavam os conhecimentos sobre este método antigo em relação aos pontos de reflexão encontrados em partes do corpo.
Cícero F. Valverde
Psicoterapeuta Holístico
